top of page

O medo de perder tira a vontade de ganhar



Por Marcos Nava


A máxima, o medo de perder tira a vontade de ganhar, muito utilizada no ambiente futebolístico, tem sido muito comentada também no ambiente corporativo e empresarial.


Em um ambiente empresarial muito marcado pela volatilidade, complexidade e incerteza, muitos dirigentes do setor industrial, estão conduzindo seus negócios no módulo de sobrevivência, deixando que as adversidades encubram as possibilidades.


O módulo de sobrevivência, quando adotado por um longo período, asfixia a capacidade de superação da empresa, restringindo não apenas o orçamento, más principalmente, o engajamento dos colaboradores na busca continua da excelência operacional.


É notório, que apesar da pandemia, alguns setores da indústria têm se mostrado resilientes, melhorando suas previsões de demandas do mercado. Contudo já enfrentam gargalos de produção, a princípio de matérias primas e insumos básicos como embalagens. Más isto é apenas a ponta do iceberg, pois abaixo a lâmina de água há uma cadeia industrial muito fragilizada e vulnerável, que precisa ser estimulada a entregar valor aos clientes, com produtividade, flexibilidade e sustentabilidade para o negócio.


Os empresários e executivos precisam focar na competitividade do ecossistema de manufatura de suas empresas, buscando de forma gradativa e consistente a implementação dos conceitos da indústria 4.0. Veja bem, eu disse conceito e não necessariamente infraestrutura de primeiro mundo.


O que eu quero dizer é que antes de fazer grandes investimentos em automação e sensoriamento de seu processo produtivo é preciso focar na governança do seu sistema de manufatura, através de monitoramento e gestão dos seus KPI´s (Key Performance Indicators). Priorize suas ações com o que monitorar e depois de como fazê-lo.


Não espere que seu cliente queira entender os motivos da sua quebra de performance, faça você mesmo uma avaliação sistêmica e operacional do seu sistema de manufatura e estabeleça o nível maturidade que você quer chegar frente aos princípios da indústria 4.0. Lembre-se a jornada pode ser longa, mas precisa ser contínua.


Fazendo alusão ao mundo do futebol, se para você o empate está de bom tamanho, você provavelmente nunca sentirá a satisfação de estar no topo da tabela.


6 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page