top of page

O gerenciamento de riscos pode ser associado a um check-up da sua empresa?



Por Marcos Nava



A expressão inglesa check-up, utilizada na área da saúde, nada mais é que uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos que buscam os seguintes objetivos:

Prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção.


Diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas, cujo o tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo.


Os impactos da pandemia da covid 19 revelaram vulnerabilidades na gestão de riscos das empresas, que precisam ser endereçadas afim de manter a cadeia industrial mais resiliente às adversidades do mercado.


Tenho visto excelentes palestras e lido bons artigos sobre a importância da gestão de riscos em um mundo empresarial marcado pela volatilidade, complexidade e incerteza, contudo vejo também duas grandes preocupações:


A primeira é que se adote critérios tão rígidos na identificação riscos que tornem o processo decisório de uma determinada recomendação voltada somente as restrições esquecendo-se das possibilidades.


A segunda é estabelecer uma estrutura de gerenciamento de riscos preparada para não somente identificar os riscos, más que também que tenha condições de gerar ações de mitigações em pontos que estão sob o controle da empresa.


Lembro-me de que quando fiz minha transição profissional de uma montadora de veículos para uma autopeça, o gerenciamento de risco estava entre as minhas 5 prioridades e lá fui eu defender uma estrutura, trazendo como argumentos uma série de potenciais riscos para a empresa no tocante a supply chain.


Após a minha apresentação, já fui desafiado pelo meu CEO com duas perguntas, a quais confesso me desestabilizaram naquele momento. As perguntas foram:


“Você é capaz de categorizar quais os riscos estão sob nosso controle e qual o impacto de cada um deles para o nosso perfil de negócio?”


Sentindo que eu ficara desconfortável com as perguntas ele logo emendou:


“Pense mais a respeito desta iniciativa, colocando em perspectiva que mais importante do que identificar os riscos é mitigá-los”.


Fazendo uma analogia ao check-up da área da saúde com gerenciamento de riscos no ambiente empresarial, a mensagem deixada pelo meu CEO reflete uma lúcida conclusão:


Se você faz exames médicos periódicos, más não segue uma recomendação médica com hábitos mais saudáveis, você só está aumentando o seu grau de preocupação e não diminuindo os riscos para sua saúde.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page